Total de visualizações de página

Quer sua Biografia aqui = escreva a sua e envie pelo contato que se encontra em baixo. 

domingo, 20 de novembro de 2011

Artilheiro e Fumaça 20/11/11

Artilheiro e Fumaça

Geraldo Braz de Souza nasceu em Igarapava-SP no dia 07/10/1924 e faleceu no dia 19/07/1993 em sua cidade-natal.

Francisco Monteiro dos Santos nasceu em Taubaté-SP no dia 19/12/1930 e faleceu no dia 05/12/1959, poucos dias antes de completar 29 anos, vítima de um acidente com a Kombi na qual viajava, na estrada Marília-Londrina, no Interior do Paraná, aonde eles iriam se apresentar (na Kombi faleceram seis pessoas, nesse acidente, sendo que o Souza escapou porque já havia chegado antes a Londrina-PR). 

Ainda na adolescência, Souza se mudou para Taubaté-SP, onde conheceu os companheiros das duas duplas que formou (o Pintassilgo e o Monteiro). 


Existiram duas Duplas Caipiras que eram "Artilheiro e Fumaça" e "Patativa e Pintassilgo", as quais atuavam em Taubaté-SP e dividiam o palco nos diversos circos, festas e programas de rádio.
Segundo consta, ambas as duplas não chegaram a gravar nenhum disco. 

Até que um dia, em 1952, o compositor 
Anacleto Rosas Junior havia chegado a Taubaté-SP, onde passou a morar.
Influenciados por Anacleto, as duplas foram desfeitas e Patativa formou uma nova dupla com o Fumaça, tendo adotado, algum tempo depois, os nomes de Souza e Monteiro aproveitando os seus verdadeiros sobrenomes para formar o nome da dupla. 
Souza chegou a trabalhar com 
Anacleto na "Casa Cabocla", loja onde eram vendidos artigos diversos, tais como utilitários de montaria, gaiolas, instrumentos musicais e discos (produzidos pelo próprio Compositor e também gravados por intérpretes que cantavam suas músicas).
Souza atendia os clientes na loja e também experimentava e afinava os instrumentos musicais. 

Também foi 
Anacleto Rosas Junior que levou à nova dupla à gravação do primeiro disco, na gravadora Todamérica em 1953, com as marchas campeiras "Boiadeiro Bão" (Anacleto Rosas Jr. - Arlindo Pinto) e "De São Paulo ao Rio Grande" (Anacleto Rosas Jr.). 
No mesmo ano, gravaram o segundo "bolachão" 78 RPM com a moda campeira "Vaca Mestiça" (Anacleto Rosas Jr.) e o cururu "A Volta do Canoeiro" (Anacleto Rosas Jr.). 
Em 1954, Souza e Monteiro gravaram mais 3 discos 78 RPM, com destaque para as modas campeiras "Resposta à Baldrana" (Teddy Vieira - Lauripes Pedroso) e "João Gaiteiro" (Teddy Vieira - Zé Ribeiro), além da moda de viola "Goianinha" (Ado Benatti - Patativa). 
No ano seguinte, foi apenas um disco gravado, com destaque para o valseado "Amor Passageiro" (Teddy Vieira - Comendador Biguá).
E, em 1956, Souza e Monteiro gravaram três discos, com destaque para a toada "Velho Moinho" (Elpídio dos Santos) e o cururu "Amor Perfeito" (Nhô Fio). 
E, em 1957, a dupla gravou dois discos 78 RPM, com destaque para a moda campeira "Terras do Paraná" (Anacleto Rosas Jr. ). 
Em 1959, Souza e Monteiro trocaram a Todamérica pela Continental, onde a dupla gravou um disco 78 RPM com a guarânia "Feitiço espanhol" (Goiá - Zacarias Mourão) e o xote "Filho de Guarapuava" (Souza - Cachoeirinho) (que é a música, cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página). 
E, em 1962, nova troca de gravadora, dessa vez no selo Caboclo, a dupla gravou mais um disco 78 RPM, destacando a polca "Pequena Homenagem" (Souza - Domingos Greco). 
Ao que consta, foram apenas 13 "bolachões" 78 RPM, com 26 músicas no total, o repertório gravado pela dupla "Souza e Monteiro", dupla essa que durou bem pouco e se desfez tragicamente no final de 1959, conforme foi mencionado. 
Consta também que, após o falecimento do Monteiro, no acidente no Interior do Paraná, Souza ainda chegou a formar dupla com outro companheiro, conservando na dupla o mesmo nome "Souza e Monteiro" e, nessa formação, foi que gravou o 13º disco 78 RPM, pelo selo Caboclo em 1962. 
Souza faleceu no dia 19/07/1993 em Igarapava-SP, sua cidade-natal, vítima de derrame cerebral, tendo deixado dois filhos (Jorge Luís Braz de Souza e Josiel Martins de Souza). 
Apesar da pouca duração, a dupla "Souza e Monteiro" deixou importante contribuição, fazendo parte da História da Música Caipira Raiz. 
Pouquíssimo se sabe sobre essa Dupla Caipira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário