Total de visualizações de página

Quer sua Biografia aqui = escreva a sua e envie pelo contato que se encontra em baixo. 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Goiano e Paranaense 25/11/11

Goiano e Paranaense

Valdomiro Neres Ferreira (o Goiano) e João Roberto Alonso (o Paranaense) formam uma jovem e excelente Dupla que, apesar de ter se formado na década de 1980, é autêntica e defende "com unhas e dentes" o Estilo Caipira Raiz. 
Nascido em Sítio de Abadia, próximo a Goiânia-GO, no dia 11/05/1960, Valdomiro formou inicialmente com o Violeiro Valdo de Souza (também conhecido como Valdo Viola) a dupla "Neres e Nerci", dupla essa que durou de 1978 até 1980. 
Nerci (o Valdo) resolveu então tentar a sorte na Capital Paulista. Oito meses depois, porém, Valdomiro o chamou de volta a Goiânia-GO e os dois voltaram a cantar em dupla, a qual teve o nome mudado para "Neres e Nerinho". 
Alguns meses depois, "Neres e Nerinho" seguiram para São Paulo-SP e, na Paulicéia Desvairada, conheceram outros Violeiros renomados, dentre os quais, o Criador e Rei do Pagode Tião Carreiro, que gostou dos acordes que Valdomiro (Neres) tirava de sua Viola. 
A dupla "Neres e Nerinho", no entanto, não chegou a gravar nenhum disco e acabou se desfazendo, ainda no início da década de 1980. Nessa época, o Valdomiro formou com João Roberto Alonso a dupla "Goiano e Paranaense", enquanto que o Valdo formou outra dupla com seu irmão Valdinho. 


Valdo Viola já gravou 3 CD's junto com seu irmão e a dupla já se apresentou em diversos programas de TV, comandados por renomados apresentadores, do quilate de Raul Gil, Inezita Barroso e Geraldo Meirelles. 
Valdo Viola é, por sinal, um Violeiro de estúdio que vem sendo bastante requisitado para gravações, além de estar preparando um CD de Solos de Viola Caipira e também apoiando musicalmente a dupla formada por seus irmãos "Matheus e Ariel". 
João Roberto Alonso (o Paranaense) nasceu em Londrina-PR no dia 10/04/1959 e, com apenas 2 meses de idade seguiu para o Interior Paulista, na região de São José do Rio Preto-SP, onde reside até hoje. 
"Goiano e Paranaense" lançaram seu primeiro LP em 1988: "Lágrimas de Pai", com composições deLourival dos Santos, Tião Carreiro, Amaraí, Léo Canhoto, Joel Marques, Toni Viola, Domério de Oliveira e muitos outros, além do próprio Goiano. 
O segundo LP, no entanto, só foi lançado seis anos depois, em 1994. Nesse período, entre diversos shows, Goiano e Paranaense sobreram um acidente de carro nas proximidades de Orlândia-SP, próximo à cidade de Ribeirão Preto-SP. Goiano dormia no banco traseiro e foi atirado para fora do veículo, tendo sofrido lesões na garganta. 
Impossibilitado de cantar e praticamente sem fala durante quase dois anos, Goiano recuperou sua voz graças ao Dr. Paulo Fontes e a gravação do segundo disco foi possível. Nesse segundo disco, Goiano é autor de 9 das 12 Músicas, com destaque para "O Doutor E O Caipira" (Goiano - Geraldinho)
Goiano e Paranaense gravaram mais três discos: "A Voz do Cantador" (1996), "O Poder do Criador" (2000) e "Minha Vida, Minha Luz" (2003). A dupla também participou em diversos discos de outros intérpretes e também do DVD "100 % Caipira" (lançado pela Indie Records em 2005), interpretando "Doutor Caipira" (Abel - Benedito Seviero). Merece destaque também a participação da dupla na faixa "A Coisa Tá Feia" (Tião Carreiro - Lourival dos Santos) no CD "Saudades De Tião Carreiro - Os Amigos Cantam Seus Sucessos", lançado em 1996 pela Warner Music (06301715-2). 
o entanto, como "nem tudo é perfeito", a dupla "Goiano e Paranaense" se desfez no início de 2008. Goiano formou uma nova Dupla com Gustavo (Marcio Joel Moreira, nascido em Catanduva-SP no dia 12/03/1966, e que já havia cantado em "carreira - solo" em Ibirá - SP e São José do Rio Preto-SP). 
E o Paranaense formou nova Dupla com Geraldo Viola, o mesmo que integrava a dupla Geraldo Viola e Dino Guedes. A título de curiosidade, Geraldo Viola, passou a escrever seu nome com "dois éles" no nome da nova Dupla formada com o Paranaense ("Geralldo Viola e Paranaense") para diferenciar do nome da Dupla anterior, já que o Dino Guedes formou Dupla com novo parceiro, mantendo no entanto, o nome original da dupla "Geraldo Viola e Dino Guedes". 
Certas trocas de parceiros de Duplas realmente"fundem a cuca" de quem tenta escrever a História das mesmas... Geraldo Viola e Dino Guedes continua existindo como Dupla, no entando, não é mais o Geraldo Viola do início da respectiva Dupla; é um novo parceiro. E o Geraldo Viola da respectiva Dupla em seu início é o mesmo Geralldo Viola da Dupla "Geralldo Viola e Paranaense"... 
De qualquer forma, as Duplas "Goiano e Gustavo" e "Geralldo Viola e Paranaense" também duraram pouquíssimo... É que no primeiro semestre de 2009, de acordo com informação do "Cumpadre" Cleber Vianna (idealizador da Casa Dos Violeiros em Salvador-BA, Goiano e Paranaense anunciaram que voltaram a cantar em Dupla novamente, anunciando novo CD para esse ano de 2009, para grande alegria de todos nós, Apreciadores da autêntica Música Caipira Raiz! 


Conforme já havia comentado logo acima, as diversas trocas de parceiros que muitas vezes acontecem com as diversas Duplas realmente "fundem a cuca" de quem tenta escrever a Trajetória das mesmas... 
De acordo com a informação do Apreciador José Costa, essa não foi a primeira vez que a Dupla "Goiano e Paranaense" se separou... Segundo José Costa, " ...'Divino e Donizete' estavam meio divorciados (dando um tempo) e, nesse tempo aconteceu o mesmo com 'Goiano e Paranaense' e tambem com 'Dombar e Darlei'; então, formou-se [a Dupla] "Divino e Paranaense", a qual gravou um disco, mas pouco passou de 6 meses. Donizete fez dupla com Dombar e durou um ano e meio. Quis o destino que o Donizeti voltasse com o Divino; os laços familiares falaram mais alto e, Graças a Deus, hoje estao bem unidos, todos empenhados em seus projetos..." 
De qualquer forma é importante compartilhar a alegria de ver a excelente Dupla "Goiano e Paranaense" unida novamente e continuando "na estrada"! Estamos aguardando o lançamento do próximo CD! 
Como o Apreciador pode perceber, a excelente dupla, "Goiano e Paranaense" merece estar entre os passageiros "embarcados nesse trem". Trata-se realmente de uma excelente Dupla Caipira Raiz, no entanto, com todas as pesquisas que tenho feito, pouquíssimo material encontrei sobre "Goiano e Paranaense".

Nenhum comentário:

Postar um comentário