Total de visualizações de página

Quer sua Biografia aqui = escreva a sua e envie pelo contato que se encontra em baixo. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Canário e Passarinho 02/04/12

Canário e Passarinho
         A dupla sertaneja, Canário e Passarinho são formados pelos irmãos Antônio Bérgamo, o Canário (Altinópolis SP/1934) e Pedro Bérgamo, o Passarinho (Altinópolis SP/1936). 
Trabalharam inicialmente na lavoura, cantando em festas na escola.
Em 1959, com o nome de Canário e Canarinho, participaram das eliminatórias do segundo torneio Roda de Violeiros, na Rádio Clube de Orlândia SP, obtendo sucesso.
Viajaram depois para São Paulo - onde Canarinho adotou o nome de Passarinho, começando a trabalhar como faxineiros de hotel, participando em seguida do programa Alvorada Cabocla, de Nhô Zé, na Rádio Nacional.
Em 1961, a dupla foi aprovada num teste da Chantecler, gravando seu primeiro disco, Adeus (Aparecido Ferreira e Canário) e Romaria trágica (Anacleto Rosas Júnior).
Dois anos depois, a dupla gravou seu primeiro LP na Continental, destacando-se Gaiola de ouro (da dupla) e Eu, ela e o garçom (José Ferreira e Canário).


Em 1967, o LP Cantando para o Brasil (Chantecler) trouxe Folclore brasileiro, Filho de Maria e Vida de artista, entre outras. No ano seguinte, o LP Caneta de ouro (Chantecler), incluiu Mulher do Juca e Dois italianos.
O LP de 1970 foi Canário e Passarinho, prá frente (Chantecler), com Herói vencido e Vá embora tristeza. Em 1981 veio o LP Arapuca (Chantecler), com Moreninha do Paraná e Não amo ninguém.
Já gravaram 8 discos 78 rpm, 9 compacto duplos, 39 LPs e 2 CDs de relançamentos, além de participações em LPs e CDs mistos. Por um período, gravavam seus programas, em estúdio próprio e enviavam para rádios de diferentes pontos do País.
A dupla, que se consolidou como um dos grandes nomes da música sertaneja "de raiz", se mantém, mas apenas para eventos especiais.
Biografia por Elizabeth  

Nenhum comentário:

Postar um comentário