Total de visualizações de página

Quer sua Biografia aqui = escreva a sua e envie pelo contato que se encontra em baixo. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Montenegro e Ulian 29/08/12

Montenegro e Ulian
Paulo Felizardo de Souza, o Montenegro, nasceu em Divinézia - MG. Geraldo Ulian, o Ulian, é natural de Vera Cruz-SP.
Paulo iniciou sua Carreira Artística na década de 1970, quando formou dupla com seu irmão durante aproximadamente cinco anos.
Após ter dado uma parada, voltou à Carreira Musical em 1985, quando formou com Rio Preto a dupla "Rio Preto e Montenegro", dupla essa que ganhou alguns Festivais, além de terem feito sucesso na Região do ABC, até 1997, quando a dupla deixou de existir. E, em Dezembro de 1998, Paulo formou com Geraldo a dupla "Montenegro e Ulian".
Geraldo, por sua vez, iniciou sua Carreira Musical ainda criança, formando dupla com seu irmão, tendo participado de diversos Festivais, além de apresentações em vários programas de Rádio e diversos eventos. Após uma parada, retomou a Carreira Musical no ano de 1989, quando integrou a Orquestra de Violeiros de Mauá.
Entre 1990 e 1992 formou-se um grupo de 18 componentes, o qual se transformou em outros seis grupos que continuam ativos até hoje. Desse grupo, surgiu a dupla "Oliveira e Ulian", que gravou um CD e também uma Fita Cassete com 10 Músicas inéditas, de autoria de excelentes compositores, dentre os quais Osvaldo Dias (o Pirassununga), Adão Gerlach e Tide Miranda. Oliveira, porém, faleceu em 1998.




Foi nesse ano que Paulo e Geraldo formaram a dupla "Montenegro e Ulian", uma Dupla Caipira Raiz que, apesar de "desconhecida do grande público", vem atuando de forma brilhante na Região do ABC e na Grande São Paulo, tendo equipamento completo para os shows, com som de boa qualidade, além de também ajudar diversas Duplas Caipiras no início da Carreira Artística.
Residentes na cidade de Mauá-SP, na Região do ABC Paulista, Montenegro e Ulian já se apresentaram em diversos lugares, dentre os quais Piracicaba-SP e Bofete - SP, além da própria região, com apresentações em Santo André-SP, São Bernardo do Campo-SP, Ribeirão Pires-SP e Mauá.
Tive a felicidade de conhecer a excelente Dupla Caipira Raiz na Cachaçaria Central em Santo André-SP, no ano de 2003, ocasião na qual eles se apresentavam todas as Quartas-Feiras à noite, no jantar, nesse local que também oferece uma deliciosa Comida Mineira, além de excelentes Pinguinhas Mineiras.
A dupla é excelente e, em seu repertório, defende a autêntica Música Caipira Raiz, com repertório composto por verdadeiras "jóias lapidadas" da Música Raiz, de autoria de excelentes Compositores do quilate de Tinoco, Anacleto Rosas Jr., Xavantinho,Mário Zan, Ariowaldo Pires, Carreirinho, Piraci e José Fortuna, apenas para citar alguns.
Quero aqui destacar o CD "Montenegro e Ulian - Os Amantes da Música Raiz - Vol. 3 - Rio de Lágrimas", com belíssimas Músicas do "Velho Estilão", dentre as quais, "Destinos Iguais" (Ariowaldo Pires - Laureano), "Rancho Triste" (Xavantinho), "Falso Juramento" (Tuta - Tota), "Velha Porteira" (Hélio Alves - Ziltinho), "Berrante de Ouro" (Carlos Cezar - José Fortuna) e "Rio de Lágrimas" (Piraci - Lourival dos Santos - Tião Carreiro), além da belíssima "Esteio de Arueira" (José Fortuna) (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página). Além de Montenegro no Violão e Ulian na Viola Caipira, o CD também conta com a participação de Del Moreno no Contra-Baixo e Waldir no Berrante.
Para quem reside em Santo André-SP e Região, quero deixar aqui o convite para conhecer o Parque Oratório (popularmente conhecido como "PO"), na Rua Jerusalem Nº 100 - esquina com a Rua Araucária, na Cidade de Santo André-SP. O PO é na verdade a Sociedade Amigos do Bairro e, aos Domingos, a partir das 15:00, diversas Duplas Caipiras se apresentam no lugar, proporcionando ao Apreciador uma tarde bastante agradável com bastante Música Raiz de Qualidade! .
Marcos Violeiro e Adalberto
De origem humilde, Marcos Cãndido Leal, o Marcos Violeiro, nasceu em 1969 na zona rural de Uberlândia-MG. Ao lado de seu pai, trabalhando na roça, já manifestava desde criança o bom gosto pela Moda Raiz, quando já tocava na Viola os primeiros Ponteados, com o incentivo paterno. Na adolescência, aprendeu a profissão de Carpinteiro, na qual trabalhou durante oito anos.
Adalberto Davi do Nascimento, por outro lado, nasceu em 1975 em Goiânia-GO e foi criado em Hidrolândia-GO, onde trabalhava como Feirante.
A "Sabedoria Popular" diz que "nada acontece por acaso" e, em Janeiro de 1994, Marcos havia viajado de Uberlândia-MG para Aragoiânia-GO, para fazer um telhado. E foi nessa viagem que ele conheceu e fez amizade com diversas pessoas que o incentivaram a deixar a profissão de Carpinteiro e partir para a Carreira Musical!
De acordo com o Compositor Tião Camargo, no BlogSaudade Sertaneja, Marcos Violeiro "decidiu então que a única madeira com a qual trabalharia daí por diante seria a Viola, junto ao seu dom nos ponteados e a voz".
Adalberto, que assistia a diversos programas de TV e ouvia assiduamente as Rádios de Goiânia-GO, conheceu Marcos Violeiro em Julho do mesmo ano. Após cantarem juntos algumas Músicas, formaram a Dupla ainda no mesmo ano de 1994!
As profissões de Carpinteiro e Comerciante haviam ficado para trás, já que Marcos Violeiro e Adalberto abraçaram a Carreira Musical e passaram a atuar com um Repertório bastante eclético, com ritmos que incluem o Batidão, a Toada, a Guarânia, o Xote, o Rasqueado, o Chamamé, o Vanerão, a Querumana, o Cururu, o Catira e também o Pagode e a Moda de Viola, procurando seguir da melhor forma possível a linha da Música Raiz!
De acordo com o VioleiroJunior da Violla, em seu excelente Site Oficial, " Marcos Violeiro e Adalberto, projetam um retorno à Canção Rural com todas aquelas variantes que a tornam rica, ao contrário da mesmice das atuais duplas. Marcos é um Violeiro excepcional e vale a pena prestar atenção aos seus Ponteios que pintam praticamente em todas as faixas. O ritmo imposto pela Dupla às suas canções lembra com vigor Tião Carreiro e Pardinho. Quando o gênero abordado exige, aparece o Acordeon, que lembra bem a velha Sanfona matuta. O que destaca e caracteriza os novos cantores como Dupla ligada às tradições, é a grande variedade de ritmos. "
Em 1996, dois anos depois de formada a Dupla, Marcos Violeiro e Adalberto gravaram o primeiro LP (também remasterizado em CD), intitulado "A Viola Não Morreu", que é o título da primeira faixa do Disco, que é um belíssimo Pagode de autoria de Marcos Violeiro, que homenageia o Criador e Rei do Pagode Tião Carreiro, e é a Música, cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página!
Além da faixa-título "A Viola Não Morreu" (Marcos Violeiro), o primeiro Disco da jovem Dupla brinda o Apreciador com belíssimos Clássicos do Repertório Caipira, tais como o Cururu "Caçador" (Tião Carreiro - Carreirinho) e o Catira "Minha Mulher E Meu Cavalo" (Vieira - Vieirinha), além de Composições próprias tais como a Moda de Viola "Homem de Verdade" (Marcos Violeiro), o Pagode "Campeão De Exposições" (Marcos Violeiro - Hélio Magrão) e também o Chamamé "Sem Fronteiras" (Marcos Violeiro), que é uma belíssima Composição Instrumental que "fecha com chave de ouro" esse belíssimo Disco!
O segundo CD, intitulado "Violeiro Também Ama", a Dupla gravou no ano de 1998, e brinda o Apreciador com belíssimas Composições de Autores consagrados, tais como o Pagode "Inquilina De Violeiro" (João Aparecido Gonçalves - Cacique - Tomaz), o Baião "Vide Vida Marvada" (Rolando Boldrin) e a Moda de Viola "A Vingança Do Boi" (Sulino - José Alonso), além de Composições próprias tais como o Cururu "Sou Lavrador" (Marcos Violeiro) e o Batidão "Brasil, País Maravilha" (Marcos Violeiro - Adalberto Davi), além do Chamamé Instrumental "Viagem Pantaneira" (Marcos Violeiro - Estanislau Guedes), que fecha o segundo Disco também com "chave de ouro"!
O terceiro CD, intitulado "O Amor É O Começo De Tudo", a Dupla gravou no ano 2000 e, apesar de ter um número maior de Músicas no estilo romântico, também brinda o Apreciador com belíssimas Composições no Estilo Raiz, tais como a Toada "Nossa Fazenda" (Dom Miguel), o Chamamé "Amor Tentação" (Valdemar Reis - Adalberto Davi), a Querumana "Carreiro Vitorioso" (J. Wilson - Adalberto Davi) e a Moda de Viola "Duas Rosas" (Sulino - Moacyr dos Santos).
O quarto CD, intitulado "Viola, Violão Voz E Talento", foi gravado em 2002, e brinda o Apreciador com belíssimas interpretações da Toada "Choro Da Cachoeira" (Palmito - Zé Venâncio - Ubirajara Moreira), da Moda de Viola "Filhos Da Luta" (Sulino), da Guarânia "Solidão De Caboclo" (Íria Bernardes - Domério de Oliveira) e da Moda de Viola "Olhos De Deus" (Sulino - Douradense), além de composições próprias, tais como a Querumana "Ladrão De Laranjas" (Tião Rodrigues - Marcos Violeiro), o Batuque "Ferrão Da Saudade" (J.Wilson - Marcos Violeiro) a Toada "Porteira do Adeus" (J.Wilson - Samuel Eber - Marcos Violeiro).
O quinto CD, intitulado "Camisa Azul", foi gravado em 2004, e também brinda o Apreciador com belíssimas interpretações do Cururu "Pescador Do Rio Verde" (Vieninho), da Toada "O Vai E Vem Do Carreiro" (Carlos Cezar - José Fortuna), do Cururu "Um Herói No Sertão" (Altevir), da Guarânia "A Saudade É O Vento" (Cássio Alde - Dermes), além do bem humorado Pagode "Nóis Capota Mas Num Breca" (Divaney - Marcos Violeiro) e da faixa-título que é o Vanerão "Camisa Azul" (Donizete Santos).
No entanto, como "nem tudo é perfeito", a Dupla "Marcos Violeiro e Adalberto" se desfez em 2006, após 12 anos "na estrada"...
Em carreira-solo, Marcos Violeiro gravou um CD Instrumental intitulado "A Viola Iluminada", tendo em todas as faixas Composições de sua autoria. E, pouco tempo depois, passou a cantar em Dupla com Cleiton Torres.
Com o slogan "Dois Violeiros", a nova Dupla "Marcos Violeiro e Cleiton Torres" se formou após alguns anos de amizade e trabalho profissional com a Viola Caipira, sendo que cada um dos Violeiros teve experiências anteriores com diferentes parceiros, como foi o caso da Dupla "Marcos Violeiro e Adalberto" que durou 12 anos e gravou 5 CD's.
Nascido em Osasco-SP, Cleiton Torres, desde criança, já demonstrava o interesse pelo Estilo da autêntica Moda de Viola. Ainda adolescente, passou a residir em São José do Rio Preto-SP e, nessa cidade, conheceu diversas Duplas Caipiras e também o seu grande mestre Divino Santos (o Divino da Dupla ,Divino e Donizete), que foi seu Professor de Viola Caipira.
Cleiton Torres também acompanhava, com seus Ponteados na Viola, as apresentações de renomadas Duplas Raiz do quilate de Zico e Zeca e Liu e Léu.
Cleiton também foi o Baltazar da Dupla "Rei Gaspar e Baltazar", a qual gravou seis LP's e CD's, entre 1994 e 2003. E, além de cantar em Dupla com Rei Gaspar, Cleiton Torres também gravou diversos CD's acompanhando diversos outros Intérpretes na Viola Caipira, em estúdios de várias cidades do Brasil.
No primeiro CD, intitulado "Pagode da Paz", a Dupla "Marcos Violeiro e Cleiton Torres" mantém o estilo da Dupla "Marcos Violeiro e Adalberto" e brinda o Apreciador com belíssimas interpretações do Batuque "Selva De Pedra" (Lourival dos Santos - Divino dos Santos), da Querumana "Carência de Sertão" (José Calixto Rodrigues - Marcos Violeiro), da Toada "História Da Minha Saudade" (Divaney), do Cururu "Pergunta Ao Mestre" (Waldemar Reis - Marcos Violeiro), da Moda de Viola "O Querer Não É Poder" (J. Wilson - Marcos Violeiro) e da Moda de Viola "A Voz Da Mata" (Donizete dos Santos), além do Pagode que intitula o CD, que é "Pagode Da Paz" (Marcos Violeiro - Cleiton Torres).
Cleiton Torres reside atualmente em São José do Rio Preto-SP e é casado com a Violeira Juliana Andrade, e o casal é pai da menina Lavínia!

2 comentários:

  1. bom dia tudu de bom para todos eu sou de sc
    locutor de duas radio vem parabelisar esta maravilhosa radio
    por ser uma nata em musica caipira continuem a sim pois eu adoro musicas caipira raiz eu trabalho na radio com este estilo musical ok
    se estiveres precisando de aprasentador
    eu estou livre para ir embora com voces ok meu telefone 041 48 9808 6381 este e o meu telefone ok e sou muisico
    ok
    um abraço a todos
    tok ai tião carreiro amar e saudade
    e as irmãs freitas canoeira do araguaia
    eu adoro esta duas musicas
    fique com deus um abraço aniton inacio

    ResponderExcluir
  2. bom dia tudu de bom para todos eu sou de sc
    locutor de duas radio vem parabelisar esta maravilhosa radio
    por ser uma nata em musica caipira continuem a sim pois eu adoro musicas caipira raiz eu trabalho na radio com este estilo musical ok
    se estiveres precisando de aprasentador
    eu estou livre para ir embora com voces ok meu telefone 041 48 9808 6381 este e o meu telefone ok e sou muisico
    ok
    um abraço a todos
    tok ai tião carreiro amar e saudade
    e as irmãs freitas canoeira do araguaia
    eu adoro esta duas musicas
    fique com deus um abraço aniton inacio

    ResponderExcluir