Total de visualizações de página

Quer sua Biografia aqui = escreva a sua e envie pelo contato que se encontra em baixo. 

sábado, 1 de setembro de 2012

Garutti e Cuiabá 01/09/12


Garutti e Cuiabá
Adílio Garutti (o Garutti), nasceu no dia 22/03/1941 em Mendonça-SP;
Manoel Cardoso da Conceição (o Cuiabá) nasceu no dia 18/06/1936 em Bocaiúva-MG.
Ambos
os integrantes da dupla trabalharam na roça e também desempenharam outras atividades diversas, durante a infância e a juventude, nas respectivas cidades-natais e também em outras cidades onde já residiram. Garutti, por exemplo, já foi Marceneiro e também Barbeiro na cidade de São José do Rio Preto-SP e ele se lembra com orgulho de dois inesquecíveis clientes que gostavam de fazer a barba com ele: Tião Carreiro e Pardinho
Garutti também é Luthier e a dupla "Garutti e Cuiabá" se apresenta com a Viola e o Violão fabricados artesanalmente pelo próprio Adílio Garutti.



De início, Adílio formou juntamente com seu irmão, quando residiam em São José do Rio Preto-SP, a dupla "Palmeirinha e Osvaldinho". Na mesma cidade, com outro companheiro, Adílio formou a dupla "Palmeirinha e Cantineiro".
E, na Grande São Paulo, passando a utilizar o próprio sobrenome como nome artístico, Adílio formou com outros companheiros as duplas "Garutti e Garoto" e "Garutti e Galvão", antes de formar com Manoel a atual dupla "Garutti e Cuiabá". Garoto, por sinal, era primo-irmão de Adílio Garutti.
Manoel, por outro lado, foi, no início de sua carreira artística, o Zezo da dupla "Zizo e Zezo" e, mais tarde, adotou o nome da Capital Matogrossense passando a integrar a dupla "Campo Grande e Cuiabá", dupla essa que se formou no início da década de 1980, e cujo nome havia sido sugerido por Zezinho Garcia (que na época era Diretor da Gravadora Chantecler) lembrando a divisão que tinha acabado de acontecer com o Estado de Mato Grosso e a conseqüente criação do Estado de Mato Grosso do Sul, com as respectivas capitais que eram Cuiabá-MT e Campo Grande-MS.
A dupla "Campo Grande e Cuiabá" gravou dois LP's e durou até 1987, ocasião na qual Campo Grande decidiu abandonar a carreira de Violeiro, passando a preferir as Músicas Evangélicas na Religião à qual havia se convertido. Lembrar também que o Campo Grande que já fez dupla com o Cuiabá não é o mesmo da dupla "Campo Grande e Miraí" que atua no Interior Paulista; apenas coincidência de nome.
Pouco tempo depois, Adílio e Manoel formaram a atual dupla "Garutti e Cuiabá". Lembrar que, apesar do nome artístico, Cuiabá é Mineiro, não tendo nascido, portanto na Capital Matogrossense.
A dupla "Garutti e Cuiabá" merece todo o nosso respeito pois tem seu repertório formado pela genuína Música Caipira Raiz, gravando em seus CD's composições sempre inéditas de Autores do quilate de Cacique, Índi Cachoeira, José Caetano Erba, Rodrigo Mattos,Carlos Cezar, Morgado, Labareda, Donival, Morinaldo e Domério de Oliveira, apenas para citar alguns, além de composições de sua própria autoria.
A dupla já se apresentou em diversos teatros nas cidades da Grande São Paulo-SP, e também em diversas cidades do Interior, tais como Sorocaba-SP, Casa Branca - SP, Mogi Mirim-SP, Aparecida-SP, Muzambinho - MG, Monte Santo-MG, Poços de Caldas-MG, além da famosíssima Barretos-SP, onde Garutti e Cuiabá já se apresentaram na tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, no "Palco Pau do Fuxico". O Sanfoneiro Zanini (foto à direita) tem se apresentado com bastante freqüencia juntamente com Garutti e Cuiabá, sendo que ele também já formava o "trio" nos tempos da dupla "Campo Grande e Cuiabá".
Ganharam também diversos importantes prêmios, dentre os quais, merece destaque o "Troféu Zé Fortuna Paineira Véia" que eles conquistaram em Mauá-SP em Outubro de 2002.
Garutti e Cuiabá também já estiveram presentes em programas de diversas emissoras de TV, tais como, TV Record, Canal do Boi e TV Aparecida, além de algumas participações no "Programa Celia & Celma", no Canal Rural, e também no Viola Minha Viola, apresentado pela "Madrinha" e Comendadora Inezita Barroso, na TV Cultura de São Paulo.
A excelente Dupla já gravou quatro CD's, além de ter participado também da 13ª. faixa do CD "Brasil Com S" do jovem violeiro Rodrigo Mattos de Santo André-SP, interpretando a Folia de Reis "Salve o Presépio" (Téo Azevedo), junto com Cacique e Pajé, Ernesto Malícia e Benedito Alves.
E, para quem reside em Santo André-SP e Região, fica aqui o convite para conhecer Sociedade Amigos do Bairro do Parque Novo Oratório (popularmente conhecida como "PO"), na Rua Jerusalem Nº 100 - esquina com a Rua Araucária, na Cidade de Santo André-SP. No PO, aos Domingos, a partir das 15:00, diversas Duplas Caipiras se apresentam no lugar, proporcionando ao Apreciador uma tarde bastante agradável com bastante Música Raiz de Qualidade! Ricardinho, o criador desse site, foi, gostou e recomenda!
Quero aqui destacar o primeiro CD de Garutti e Cuiabá, intitulado "Marca do Primeiro Amor", de Produção Independente, com Garutti na Viola e Cuiabá no Violão, além das participações de Galvão (Violão), Valdemar (Acordeon), Sérgio (Contra-Baixo) e Cowboy (Afuxê) e que brinda o Apreciador com Composições inéditas, dentre as quais "Cheiro de Natureza" (Garutti), "Império Caído" (Garutti), "Joelhou Tem Que Rezar" (Valdemar - Garutti), "Toque do Berrante" (Nelson Martins - Garutti), "Nossa Vegetação" (Garutti - Cuiabá) e "Enchente no Pantanal" (João Moraes - Galvão (Roberto Concihlio)), além da faixa-título "Marca do Primeiro Amor" (Garutti).
Quero também destacar o CD de Garutti e Cuiabá da Série "Sertão de Ouro" - ALCD 00102 - gravado pela Allegretto, com belíssimas composições inéditas, dentre as quais "Carro e Carreiro" (Carlos Cezar - Morgado), "Peão Mineiro" (Labareda - Garutti - Cuiabá), "Castelo de Sonho" (Garutti - Cachoeira - João de Souza), "Velho Par de Esporas" (Domério de Oliveira - Cacique - Alexandre Nunes), "Olhos Na Poesia" (Cacique - Domério de Oliveira - Rodrigo), além da primeira faixa, intitulada "A Viola Na Internet" (Tonival - Garutti - Cuiabá), num arranjo para Viola a cargo do Índio Cachoeira afirmando que "...no mundo da Internet / que explode até lá fora / só está faltando criar / prá gente consolidar / um e-mail prá Viola..." e-mail esse que, para nossa felicidade, já existe em diversos excelentes sites que são dedicados à genuína Música Caipira Raiz!
Quero destacar também o CD da Série "Raízes Sertanejas" - ALCD 00121 - gravado também na Allegretto, com belíssimas composições inéditas, dentre as quais "O Retirante" (Carlos Cezar - Morgado), "Canga Da Ilusão" (Morgado - Garutti - Valdecir Matioli), "Enchente No Pantanal" (João Moraes - Roberto Conciglo - Galvão), "Casa Vermelha" (Morgado).
"Asilo" (José Caetano Erba - Rodrigo Mattos - Cuiabá), além da primeira faixa, intitulada "Musa Matuta" (Domério de Oliveira - Garutti - Cuiabá), que homenageia Cornélio Pires.
E Garutti e Cuiabá acabaram de lançar o quarto CD, intitulado "Copa do Mundo em Barretos", produzido pelo Estúdio Macson, tendo Gilson Leite como Técnico de Gravação, Mixagem, Masterização, Produção e Arranjos a cargo de Cidão. O CD conta com a participação dos Músicos Cidão (Violão, Contra-Baixo e Percussão), Zezinho (Acordeon), Eric Paredes (Harpa), além da Viola tocada pelo Garutti e do Violão tocado pelo Cuiabá. Destaque para "Velho Querido" (Ademar Braga - João Miranda), "Rancho de Barro" (José Caetano Erba - Garutti - Cuiabá), "Viola Sempre Viola" (Domério de Oliveira - Garutti - Cuiabá), "Troféu Conquistado" (Valdecir Mathioli - Garutti - Cuiabá), "Fazendeiro de Minas" (Paulo Meinberg) e "Tudo Era Poesia" (Labareda - Garutti - Cuiabá), além da faixa-título "Copa do Mundo em Barretos" (Morgado - Tião do Carro). Como nos três CD's anteriores, esse CD também prima pela Qualidade do Repertório, além do fato de brindar o Apreciador com belíssimas Composições inéditas, várias das quais de autoria dos próprios integrantes da excelente Dupla!

Nenhum comentário:

Postar um comentário