Total de visualizações de página

Quer sua Biografia aqui = escreva a sua e envie pelo contato que se encontra em baixo. 

domingo, 2 de setembro de 2012

Moacyr e Sandra 02/09/12

Moacyr e Sandra 
"Quando um passarinho canta,
Toca no nosso coração.
Quando Moacyr e Sandra cantam,
Tocam na nossa emoção."

(Mary e Marilene, as Irmãs Galvão)

Jovem Dupla Paulistana que se formou em 1995, "Moacyr e Sandra" são unidos pelo Matrimônio e também por um "Harmonioso Casamento Musical".
O Duo é integrado pelo Instrumentista e Cantor Moacyr Santos (não confundir com o Compositor Moacyr dos Santos, da Música Caipira Raiz, nem também, com o Maestro, Arranjador, Instrumentista, Compositor e Professor Moacir Santos, da Fina Flor da MPB - apenas coincidência de nome) e pela cantora Sandra Pereira.



O Casal "Moacyr e Sandra" desenvolve seu trabalho com respaldo na Cultura Musical de cada um dos seus integrantes e vem sendo reconhecido pelo público e também por importantes personalidades consagradas no Meio Musical.
Moacyr Santos iniciou seu aprendizado de Viola Caipira em 1971, com Lorito (da Dupla "Lorito e Loreto"). Já nessa época, Moacyr se apresentou em diversos Programas de Rádio e TV, até que em 1976 foi premiado no Festival de Música Caipira de Guarulhos-SP. Moacyr também cantou e tocou guitarra em algumas bandas de bailes na Capital Paulista, durante vinte anos.
Sandra Pereira, por outro lado, iniciou sua Carreira Musical no ano de 1985, em programas de calouros de TV. No mesmo ano atuou num show brasileiro no Cassino Estoril, próximo a Lisboa, em Portugal.
Em 1987, Sandra conheceu o renomado Intérprete e Compositor Johnny Alf, com quem se apresentou em diversas Casas de Espetáculos, dentre elas o Scalla, no Rio de Janeiro-RJ.
Em 1988, Sandra produziu o show "Feminina" (dirigido pelo Músico e Compositor Filó Machado), que foi apresentado em Espaços Culturais paulistanos. Vieram depois outras produções, tais como "Rainha do Egito", "Eles São Do Bexiga", "Samba, Choro e Canções" e "Cinema Cantante".
Após uma breve passagem pelo grupo vocal "Tom da Terra", em 1992, Sandra viajou para a Itália, onde participou da abertura de um show de Djavan no 9° Festival Internacional "Jazz In Sardegna". E Sandra voltou a se apresentar no mesmo país em 1994.
Sandra Pereira também participou de Festivais de MPB como o da Rede Manchete (com Música de autoria de Johnny Alf), do Carrefour (por duas vezes, com Músicas de Bete Bissoli e Itamar Assumpção), do Choro, e também do Festival de MPB de Avaré-SP, no qual recebeu o Prêmio de Melhor Intérprete, tendo defendido "Ela" (Bete Bissoli - Ítalo Peron), em 1995, o mesmo ano em que Sandra e Moacyr passaram a cantar em Dupla.
"Moacyr
e Sandra", já como Dupla, participaram em 1997 do Projeto Elis Regina, no Centro Cultural São Paulo-SP e, no mesmo ano, participaram também de um CD que homenageou o Violonista João Pernambuco (autor de "Sons de Carrilhões" e da melodia do "Luar do Sertão", com letra de Catulo da Paixão Cearense), num projeto do Músico Leandro Carvalho.
Em 1999, a Dupla se apresentou em diversos SESC's e também no Circuito Cultural do Projeto "Artes Nas Ruas" da SMC-São Paulo (sob a coordenação de Celso de Alencar). "Moacyr e Sandra" realizaram também os shows "Prá Carmen" e "Mulher Encanto" e, a partir de 2001, "Paulicéia Musicada", de Bete Bissoli, feito em homenagem à Cidade de São Paulo-SP.
Os shows citados acima e também o show "Com Jeitinho Caipira" (idealizado no ano de 2006), continuam a sendo levados ao público até os dias atuais pelo Duo "Moacyr e Sandra"!
"Moacyr e Sandra" já receberam diversos Prêmios em Festivais, tais como: do Choro, de Diadema, Queluz, Rio Claro e "Viola de Todos os Cantos", além de terem participado com regularidade de renomados Programas de TV, tais como Viola Minha Viola, "Encontro com Celia e Celma", "Programa Adilson Godoy", "Terra da Padroeira", "Caminhos da Roça", "Espaço Vida", "Viver e Conviver", "Canta Meu Brasil" e "Canta Viola"!
Quero aqui destacar o Primeiro CD da Dupla: "Moacyr e Sandra Com Jeitinho Caipira", gravado em Home Studio durante o primeiro semestre de 2005, e que recebeu inclusive o apoio das Irmãs Galvão. Desde a primeira audição, Mary e Marilene passaram a divulgar esse excelente Trabalho Musical desenvolvido pelo Duo "Moacyr e Sandra", que apresenta um Repertório Musical formado por ritmos tais como Toada, Choro, Rasta-Pé, Guarânia e Cururu, e que passeia por Clássicos do Gênero Caipira Raiz, além de revisitar sucessos da Música Popular Brasileira que fizeram parte da Formação Musical da jovem Dupla; e algumas Composições inéditas também compõem o CD "Moacyr e Sandra Com Jeitinho Caipira".
Destaque para "Moda de São Paulo" (Bete Bissoli), "Saudade do Meu Chão" (Bete Bissoli), "Alma Pantaneira" (Carlinhos Veronezi - Bete Bissoli), "Caipiracicabano" (Noedi Veronezi - Bete Bissoli) (a música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página), "Môio Di Repôio" (Bete Bissoli), "Retalhos de Amor" (José Fortuna), "Trenzinho Lento" (Carlinhos Veronezi - Bete Bissoli), "Herói Sem Medalha" (Sulino), "Velho Realejo" (Custódio Mesquita - Sadi Cabral) e "Abismo de Rosas" (Américo Jacomino (Canhoto) - João do Sul)!
A jovem Dupla continua participando de diversos Programas de Rádo e TV, além de shows em que dividem o palco com com as "Madrinhas" Irmãs Galvão, além de trabalharem também no Projeto para o lançamento do segundo CD e do primeiro DVD!
Conforme já foi mencionado acima, além do show "Moacyr e Sandra Com Jeitinho Caipira", "Moacyr e Sandra" apresentam também os shows "Prá Carmen" e "Paulicéia Musicada".
O show "Prá Carmen" retrata fielmente um pouquinho do trabalho que Carmen Miranda fez pela Cultura Musical Brasileira, com Repertório baseado em clássicos consagrados pela "Pequena Notável", tais como: "O Que É Que A Baiana Tem?" (Dorival Caymmi), "Tico-Tico No Fubá" (Zequinha de Abreu) "Taí" (Joubert de Carvalho), "Mamãe Eu Quero" (Vicente Paiva - Jararaca) e "Camisa Listada" (Assis Valente), apenas para citar algumas. Caracterizada tipicamente, Sandra contagia o público cantando e dançando, enquanto que Moacyr, vestido de "malandro", canta e toca acompanhando Sandra, nos sucessos consagrados pela Carmen Miranda, até que acabam convidando a platéia para um "Carnaval Apoteótico"... Na foto à esquerda, Sandra, sendo cumprimentada pela Aurora Miranda (irmã de Carmen Miranda), no Show "Prá Carmen" em 1999!
E, no show "Paulicéia Musicada" (de Bete Bissoli), "Moacyr e Sandra" contam musicalmente um pouquinho da História dessa grande metrópole que é a Capital Paulista e do povo que ajudou a contruí-la. De um universo de mais de 200 Músicas relativas ao tema, optaram por uma amostra de aproximadamente 35 para serem cantadas, no espaço de uma hora de duração. Trata-se de Canções que se referem a bairros, lugares, ruas, praças, avenidas e pontos marcantes que são igualmente enfocados nesse "asseio musical". Antigas Canções, de uma São Paulo antiga, estão ao lado de outras, inéditas. O propósito também é levar ao público o trabalho de Compositores como Rita Lee, Mirian Batucada, Armandinho do Bixiga, Klébi Nori, Itamar Assumpção, Chiquinha Gonzaga, entre outros, e "fugir um pouco do lugar comum", em termos de Músicas que cantam a Cidade de São Paulo-SP.
"Moacyr e Sandra" são Artistas que lutam pela dignidade desta encantadora Profissão e, além do Repertório Musical dos shows que apresentam regularmente, eles também cantam outros Estilos Musicais em Festas Temáticas, Cerimônias Típicas, Casamentos, Formaturas, enfim, Boa Música para todos os gostos.
Lembrar que "Abismo de Rosas" (Américo Jacomino (Canhoto)) é uma das Peças Musicais mais consagradas no Repertório de Violão Clássico Brasileiro (gravada inclusive pelo inesquecível Dilermando Reis)!! Além da letra de João do Sul (Filho de Américo Jacomino (Canhoto)), essa belíssima Valsa recebeu também uma letra de José Fortuna, a qual foi gravada pelo saudoso Francisco Petrônio. Em sua forma instrumental, essa Valsa é uma das mais belas melodias já compostas para Solo de Violão, e que não pode faltar no Repertório de quem se dedica a esse maravilhoso Instrumento Musical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário